


















As estradas moçambicanas foram historicamente
designadas de acordo com os Padrões Portugueses.
Tais padrões não são compatíveis com os Códigos de
Prática utilizados nos países vizinhos, exemplo: SATCC.
As condições das infra-estruturas rodoviárias e de
pontes também variam em todo o país e os
transportadores nunca devem assumir que as estradas
podem suportar cargas anormais sem uma investigação
rodoviária aprofundada ao longo da estrada a ser
percorrida. A Administração Nacional de Estradas (ANE)
requer que sejam realizadas investigações rodoviárias e
desobstruções para todas as cargas anormais, conforme
definido pelo Código de Estrada.
Os gestores da ESA são especialistas neste campo e
têm realizado várias investigações rodoviárias para uma
variedade de Clientes industriais para cargas de até 183
Toneladas.
A administração da ESA tem também gerido com êxito
projecto de soluções completas para o transporte de
emergência de transformador de 125 Toneladas da
Subestação Apollo para Cahora Bassa, incluindo
investigações rodoviárias, melhorias rodoviárias,
licenças rodoviárias, transporte e logística.